Rio Grande do Sul é quarto em rank nacional

Nesta segunda-feira (6), foi divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que o Rio Grande do Sul é o quarto estado com mais médicos no país, ficando atrás apenas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e de São Paulo.

Atualmente, o estado gaúcho tem cerca de 33.600 médicos, o que corresponde, em densidade, a 2,93 por 1 mil habitantes.

Segundo o G1, a densidade é maior do que a média do país, que é de 2,56 profissionais para cada 1 mil habitantes.

Mais de 20 mil pessoas se formam em medicina por ano no estado do Rio Grande do Sul

Ao total, cerca de 25 mil pessoas se formam em medicina por ano no estado gaúcho, sendo mais de 50% homens. Atualmente, grande parte dos profissionais que atuam na área têm mais de 40 anos de idade.

Cerca de 43% dos profissionais estão localizados em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O restante, que equivale a quase 19 mil médicos, se concentra no interior do estado.

Número de médicos cresce no país

A cada ano, diversos médicos se formam no país. Atualmente, o Brasil está cada vez mais próximo de países como o Estados Unidos (2,6) e Canadá (2,7), e maior do que países com o Chile (2,2), China (2) e África do Sul (0,8). Segundo pesquisas, em aproximadamente cinco anos, o Brasil deve ficar à frente da Nova Zelândia (3,4), Irlanda (3,3), Israel (3,3), Finlândia (3,2), França (3,2), Bélgica (3,2) e Reino Unido (3).

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico está positiva sobre a situação do Brasil. “Mantendo-se o mesmo ritmo de crescimento da população e de escolas médicas, dentro de cinco anos, em 2028, o país contará com 3,63 médicos por mil habitantes, índice que supera a densidade médica registrada, por exemplo, na média dos 38 países da OCDE.”, declarou.