Rio Grande do Sul fica em 2° lugar em ranking nacional para alegria dos amantes de cerveja

O Rio Grande do Sul ficou em segundo lugar em um ranking nacional referente ao setor de produção de cervejas. O RS foi considerado referência na produção de cervejas artesanais, com 285 indústrias especializadas no segmento espalhadas em 126 municípios do estado.

Porto Alegre também se destacou: a capital gaúcha garantiu o segundo lugar, como a segunda cidade com mais unidades do setor no Brasil. No ranking, o RS ficou atrás apenas de São Paulo, estado e capital. Confira abaixo mais informações sobre a pesquisa.

Cervejarias do Rio Grande do Sul se destacam a nível nacional

O Secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Emani Polo, afirmou que as fábricas do RS se destacam pela velocidade e qualidade de sua produção.

“A produção do Rio Grande do Sul é de altíssima qualidade e destaca-se em nível nacional pela qualidade e volume produzido nas micro e pequenas cervejarias. É uma área que gera muito emprego e que precisa de melhor competitividade. É exatamente nessa linha que estamos trabalhando.”, afirmou Polo.

A qualidade das cervejas gaúchas já foi premiada: duas fábricas, a Tupiniquim e a Alem Bier, já conseguiram cinco vezes o título de melhor do Brasil no concurso brasileiro de Blumenau.

Além disso, as fábricas também contribuem significativamente para a economia. De acordo com dados recentes divulgados pela Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as unidades são responsáveis por 54% das vagas de emprego no setor em todo o país.

Ainda há espaço para desenvolvimento da indústria no estado. De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, há possibilidade de estímulo ao turismo através da criação de rotas cervejeiras e também de ampliar a produção de lúpulo, um dos principais insumos necessários para a produção de cerveja.

Imagem: Reprodução / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento