Rio Grande do Sul: guarda-vidas já realizaram 384 salvamentos neste verão

A 6ª Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), está em operação desde 17 de dezembro de 2022 e já realizou 384 resgates e salvamentos. O número representa um aumento de 53% em comparação á última operação.

De acordo com o Chefe de Operações da 6ª Operação Verão, Tenente-Coronel Isandré Antunes, os banhistas tem adotado uma postura mais agressiva em relação ás praia se o banho de mar, levando á maior necessidade por guarda-vidas.

Número de mortes em litoral preocupa os guarda-vidas

Até o momento, foram registradas 31 mortes no Rio Grande do Sul, todas em áreas não delimitadas para banho. Foram 28 em águas internas e 3 no litoral. Não foi registrado nenhum óbito em regiões com presença de guarda-vidas, fato apontado pelos bombeiros como evidência da necessidade de procurar um local com um profissional treinado para resgate.

Entre as ocorrências, estão á de pessoas encontradas. Foram ao todo 597 pessoas localizadas, em maioria crianças. O número é 60% maior que o registrado na última operação. O Corpo de Bombeiros alerta para a necessidade dos pais não se distraírem e manterem os filhos sempre em vista.

O perigo das águas vivas cresceu em 20%, com mais de 15 mil atendimentos realizados na beira da praia. Os animais marinhos passam despercebidos por muitos, mas representam risco de queimaduras. Além dos resgates diretos, o CBMRS traz também o Projeto Guarda-vidas Mirim, que busca ensinar boas condutas para crianças no ambiente da praia, além das devidas orientações de segurança. Ao todo, já foram formados 392 guarda-vidas mirins que auxiliam no mantimento da segurança do ambiente litorâneo de Porto Alegre.