Rio Grande do Sul pode fechar novas parcerias com importante país sul-americano

O encontro entre representantes pode simbolizar início de novas parcerias do Rio Grande do Sul com um importante país sul-americano. Nesta quinta-feira (2), o governador Eduardo Leite e o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, tiveram uma reunião focada em oportunidades nas relações comerciais entre os dois governos.

Estavam presentes no encontro a secretária de Energia da Argentina, Flavia Royón, e o governador da Província de Misiones, Oscar Ahaud. A reunião trouxe debate sobre questões como desenvolvimento do turismo, interação energética e construção de pontes. Confira mais detalhes abaixo.

Governo do Rio Grande do Sul discute parcerias com a Argentina

Na reunião, Oscar Ahuad apresentou o projeto do Silicon Missions, cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento de empresas e startups na Província de Misiones, na Argentina. Já a secretária Royón trouxe discussões a respeito da exportação do gás natural da região de Vaca Muerta para o Brasil.

Segundo o embaixador Scioli, a reunião foi essencial para avançar nos objetivos compartilhados entre o estado gaúcho e a Argentina, como o relacionamento em diversas questões econômicas. “O Rio Grande do Sul se consolidou como o primeiro parceiro econômico da Argentina. Queremos construir uma agenda conjunta, considerando, por exemplo, a posição estratégica dos nossos portos e a interação energética, comercial e industrial”, afirmou Daniel.

Eduardo Leite fala sobre reunião

O governador gaúcho deu destaque para a importância do trabalho conjunto dos dois governos. “Estamos trabalhando para atrair investimentos, fomentar a inovação e tornar o Rio Grande do Sul mais competitivo. Temos de pensar sempre de forma integrada. Será um ganho para todos.”

Por fim, os representantes trocaram presentes. O presente de Eduardo Leite para o diplomata foi um livro sobre a cultura e a identidade gaúcha. A comitiva argentina ainda teve outros compromissos em sua agenda no Rio Grande do Sul, que incluíram um seminário sobre energia e uma reunião com um grupo de empresários.