Rio Grande do Sul recebe alerta de tempestade; veja a previsão

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois avisos de perigo potencial para tempestades: o primeiro compreende esta terça-feira (28), entre as 14h á meia-noite, principalmente para as cidades do noroeste; o segundo já diz respeito á possibilidade de um temporal em todas as regiões do estado nesta quarta-feira (29).

De acordo com o instituto, pode-se esperar volumes de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo. Há também risco de desligamento de energia e alagamentos. Confira abaixo mais informações sobre os casos.

INMET alerta para tempestade potencial no Rio Grande do Sul

Os dois alertas emitidos pelo INMET são de nível amarelo — indicativo de perigo potencial. Os riscos são os mesmos para ambos os dias: há possibilidade de cortes no fornecimento de energia, queda de galhos de árvores, estragos em plantações, entre outros.

Nesta terça-feira, o alerta compreende os municípios das regiões noroeste, centro ocidental e sudoeste do RS, além de parte de Santa Catarina e do Paraná. Na quarta-feira, trata-se de um alerta geral para toda a extensão do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e um trecho da região sul do Paraná.

As orientações do instituto em caso de tempestade são:

  • Em situações de rajada de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, por conta do risco de queda e de descargas elétricas;
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, também pelo risco de queda;
  • Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;

Mais recomendações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, através do telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. No último sábado (25), o INMET emitiu dois avisos para chuvas intensas e temporais, que acabaram resultando em estragos em diversos municípios na madrugada de domingo (26).