Rio Grande do Sul registra aumento alarmante de homicídios

O número de homicídios no Rio Grande do Sul tem apresentado um crescimento alarmante: segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), houve um aumento de 11,4% na incidência do crime em abril em relação ao mesmo mês no ano anterior.

Apesar do resultado negativo, outros indicadores de violência do RS apresentaram melhoras – em Porto Alegre, houve uma queda de 7,7% no número de homicídios, enquanto em todo o estado, o número de feminicídios tiveram a sua menor marca da série histórica. Confira abaixo mais informações sobre os dados.

Número de homicídios cresce no Rio Grande do Sul

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul afirma que está reforçando o combate aos homicídios com uma série de medidas, incluindo a entrada de quase mil servidores para o setor de segurança pública, e a Operação Cerco Fechado, que resultou em 300 prisões em menos de 24 horas.

De acordo com o titular da SSP, Sandro Caron, a melhora nos indicadores é um reflexo de investimentos nos órgãos de segurança e no aumento da quantidade de agentes das forças policiais.

“A redução dos indicadores é fruto de uma série de ações adotadas pelo governo, que passam pelo aumento de efetivo até os investimentos realizados em tecnologia, equipamentos e infraestrutura. Vamos seguir atuando sempre de forma integrada no combate à criminalidade para garantir um aumento da sensação de segurança entre os gaúchos”, afirma o secretário.

A SSP também divulgou informações a respeito de outros indicadores de violência, incluindo feminicídios, latrocínios, roubos de veículos e abigeatos. Em abril, o número de feminicídios caiu 50% em relação ao mesmo mês no ano anterior — em 2022, foram 10 casos, e em 2023, 5.

Os latrocínios também apresentaram queda de 50%, com quatro ocorrências contra as oito de abril de 2022. Não houve nenhum registro do crime em Porto Alegre durante todo o mês de abril.

Imagem: Reprodução / Leandro Osório / Especial Palácio Piratini