Rio Grande do Sul registra aumento assustador em pedidos de Recuperação Judicial

Influenciados pela tragédia de 2023 e principalmente pela de 2024, Rio Grande do Sul teve grande aumento em pedidos de recuperação judicial. Chamada por muitos de apenas RJ, o movimento trata-se de um auxílio que uma empresa pede ao Poder Judiciário para não falir.

Muitas pessoas perderam tudo, casas, carros, propriedades e consequentemente, negócios que antes davam certo e hoje, nem tanto. O Rio Grande do Sul passa por um momento de reconstrução e esses pedidos, já eram esperados.

Porém, muito se engana quem pensa que somente tragédia climática deste ano faz com que isso aconteça. Antes dela já existia um número elevado de pedidos, por conta dos acontecidos do final do ano passado, que nem se comparam, mas também foi bastante destrutível.

Recuperação Judicial é a saída

Eduardo Scarpellini, sócio-diretor da EXM Partners afirmou há alguns meses atrás que esses pedidos aconteceriam:

“O mercado ainda está avaliando, tem uma rodada de uns seis meses para entender o que vai acontecer, [mas] tem áreas que não vão voltar a produzir agora. Acredito que serão feitos pedidos de recuperação judicial no fim de 2024 no Rio Grande do Sul” – previu o especialista.

Todos os empresários de praticamente todos os ramos sofreram com o que aconteceu, alguns mais, outros menos, mas que os pedidos subiriam, já era uma expectativa pública. Ainda não se sabe quais serão os próximos passos do estado, se o governo federal também agirá mas o povo, espera ansiosamente por respostas.