Rio Grande do Sul tem a quinta maior “densidade cachaceira” do Brasil; O que isso quer dizer?

O Rio Grande do Sul encerrou o ano de 2021 com mais nove cachaçarias, totalizando 53 estabelecimentos funcionando. O dado foi apontado pelo Anuário da Cachaça do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Conforme o apontado, o RS integra os três maiores estados com novas operações no último ano, ficando atrás apenas de São Paulo, que teve 15 novas fábricas do produto, e empatou com Santa Catarina. 

Além do alto número de cachaçarias no Rio Grande do Sul, 44 cidades gaúchas possuem ao menos um estabelecimento do tipo, o equivalente a 8,85% dos municípios do Estado. 

O levantamento do anuário também mostra que há uma cachaçaria para cada 216.352 habitantes do Rio Grande do Sul, o que representa a “densidade cachaçeira”, índice no qual o Estado fica em 5º em todo o território nacional. 

Ainda que apresente um bom desempenho na densidade cachaçeira, o RS está em sexto lugar entre os estados com mais cachaçarias no Brasil, a mesma posição que já ocupava em 2020. 

Minas Gerais é o estado com mais estabelecimentos especializados em cachaças do Brasil, são 353 estabelecimentos; São Paulo aparece em segundo lugar, com 143 e Espírito Santos com 64.

O Rio Grande do Sul possui, atualmente, 333 produtos de cachaça registrados em solo gaúcho, um aumento de 93 em relação à 2020, ou seja cada cachaçaria do Estado possui, em média, 6,3 bebidas registradas. A variedade se deve à legislação, que estipula o registro diferente para cada composição e nome de produto.