Rio Grande do Sul vê aumento alarmante de incêndios

Nos primeiros meses de 2023, já foram atendidas 20 ocorrências de incêndios em locais de armazenamento de grãos. Na última segunda-feira (20) as chamas tomaram conta de uma estrutura em Vacaria. Para apagar o fogo, foi necessário unir oito homens e 110 mil litros de água. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram atendidas cerca de 140 ocorrências semelhantes a esta. Desde 2020, casos de incêndio têm aumentado frequentemente no Rio Grande do Sul.

De acordo com o portal Correio do Povo, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Coronel Estêvam Camargo Rodrigues, afirma que para evitar que esses casos aconteçam com tanta frequência, é necessário que as empresas sigam estritamente as normas de operação desses locais, já que os mesmos podem ser chamados de “Áreas classificadas”, em que há grande chances de se formarem atmosferas explosivas.

Além disso, o Comandante afirma que é preciso seguir um Plano de Prevenção de Incêndio (PPCI), que consiste em um conjunto de ações para garantir a segurança das pessoas. A lei que rege este tipo de instalação (Resolução Técnica CBMRS N.º 22 Silos e Armazéns), é de 2017 e diz o seguinte:

“Art. 1° – Aprovar a Resolução Técnica CBMRS n.º 22 – Silos e Armazéns, que fixa as medidas de segurança contra incêndio e explosão e o procedimento administrativo das edificações enquadradas no Grupo M, Divisão M-5: Silos e Armazéns, conforme Lei Complementar n.º 14.376, de 26 de dezembro de 2013, e suas alterações, e Decreto Estadual n.º 51.803, de 10 de setembro de 2014, e suas alterações.”

Unidades antigas são as mais afetadas pelos incêndios

Apesar de a Lei existir, segui-la não é uma tarefa fácil, visto que o setor de grãos está em acelerado crescimento, o que faz com que as diversas unidades do estado não recebam uma manutenção igualitária. Além disso, diversos desses locais têm mais de 100 anos, o que faz com que os mesmos não estejam dentro das normas estabelecidas nos últimos tempos e nem consigam investir nesses novos padrões, já que é um processo caro e lento.