Na manhã desta terça-feira (24), moradores de Pouso Redondo acionaram a prefeitura após se depararem com a situação do Rio das Pombas, que estava parecendo uma “banheira de espuma”, e se preocuparem com uma possível contaminação da água.
Imagens mostram que um trecho do rio chegou a ser totalmente coberto pela espuma. Confira:
O que dizem as autoridades da cidade de Pouso Redondo?
A prefeitura de Pouso Redondo afirma que ficou ciente da situação do rio por volta das 7h30 de terça-feira, quando começou a receber diversas ligações. De acordo com o município, as polícias Científica e Ambiental coletaram amostras da água para descobrir porque a espuma surgiu.
As autoridades já têm hipóteses sobre o que aconteceu, mas ainda estão aguardando os laudos para a confirmação, segundo a secretária de Planejamento, Gleisi Gracielli Dos Santos. Ela ainda disse que se a alteração no rio for decorrente de uma prática criminosa, o responsável deve responder na esfera administrativa, criminal e cível.
Na manhã desta quarta-feira (25), segundo a prefeitura, não havia mais espuma no local.
No perfil do Instagram da prefeitura, a prefeita interina, Josane dos Santos, e o chefe da Casan em Pouso Redondo, Fábio Bini, publicaram um vídeo informando a população sobre o ocorrido, a fim de tranquilizá-la.
Qualidade do Rio não foi afetada pela espuma
“Só para deixar bem claro que na parte da captação de água de Pouso Redondo a gente não teve esse problema da espuma. Esse problema ocorreu uns 3 km pra baixo e a nossa água está com a qualidade garantida. O pessoal da Casan já veio e já fez as coletas.” , disse Fábio.
“Está tudo dentro dos conformes e agora a gente deixa para a Polícia e o meio ambiente resolver essa questão”, completou Josane.
Imagem: Rede Web TV / Reprodução