O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte de Porto Alegre (Stetpoa) confirmou, nesta sexta-feira (29), que os rodoviários de Porto Alegre entrarão em greve nesta segunda-feira (2), a partir das 13h, contra a concessão da Carris.
Na tarde desta sexta, os representantes do sindicato irão se reunir no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), a fim de verificar a viabilidade da concessão e garantir o futuro dos trabalhadores da empresa municipal.
Além disso, o presidente do Stetpoa, Adair da Silva, explicou que os trabalhadores estão unidos, na segunda-feira, em frente a Carris, para lutar contra o fim da empresa pública.
“Nós vamos concentrar tudo lá na Carris, amanhã vamos emitir um comunicado oficial para a população avisando que a gente vai parar, na segunda-feira. Então, na segunda, a gente vai fazer esse movimento contra a venda da Carris, que é uma empresa pública que possui 151 anos”, afirmou.
Trabalhadores visam impedir a privatização do serviço
Ainda de acordo com Silva, a greve tem como objetivo alcançar alternativas para que os trabalhadores não sejam prejudicados, em caso de privatização.
“Então a gente não concorda, os trabalhadores da Carris não concordam [com a concessão]. Hoje teremos essa reunião no tribunal para ver se conseguimos tirar algum proveito da situação, mas a greve já está decretada e na segunda-feira estaremos na frente da garagem da empresa a partir das 3h”, detalhou.
O recebimento e a abertura das propostas dos interessados na licitação acontecem na segunda-feira (2), às 13h30, no auditório da Secretaria Municipal da Administração e Patrimônio (Smap). A sessão também será transmitida ao vivo pelo Youtube da prefeitura, ou em tempo real pelo Twitter.
Foto: Cesar Lopes/PMPA