RS atinge grande marca e se torna o terceiro maior do país

Nesta terça-feira (14), o RS atingiu a marca de três milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação geradas por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Esse número equivale a 65% dos 4.578.513 condutores gaúchos com a CNH válida, que já usam o documento disponível no celular.

Com isso, o estado conquistou o terceiro lugar da lista de estados da federação com a maior quantidade de documentos digitais. São Paulo está em primeiro, com 10,2 milhões. Minas Gerais está em segundo lugar, com 3,6 milhões. No Brasil, já são mais de 35 milhões de CNH-e emitidas.

A CNH-e, que passou a ser disponibilizada no país em 2018, é uma versão digital (eletrônica) da Carteira Nacional de Habilitação, que possui o mesmo valor jurídico da versão impressa. Além disso, seu uso é opcional.

A CNH-e é prática e pode ser instalada no celular antes do recebimento do documento impresso. Basta que o motorista informe quando o serviço de habilitação foi feito, o número de seu celular e endereço de e-mail.

A versão digital do documento pode ser instalada por meio da Play Store (Android) e pela App Store (IOS), mas antes, é necessário que o motorista se cadastre no Portal de Serviços da Senatran.

Confira o passo a passo para adquirir sua CNH digital

  1. O primeiro passo é criar uma conta no site do Governo Federal. Basta clicar neste link, preencher os dados solicitados e criar uma senha.
  2. Na loja de aplicativos do seu celular (sistema Android ou iOS), pesquise na barra de busca “Carteira Digital de Trânsito”. Verifique se é o aplicativo verdadeiro e instale. 
  3. Ao abrir do aplicativo, clique no link que vai redirecioná-lo para o site do Governo Federal, no qual a conta foi criada. Isso é obrigatório somente no primeiro acesso.
  4. Após entrar no site, coloque o seu CPF e a senha para liberar o acesso ao aplicativo.
  5. Depois de ter realizado seu login, clique em “Habilitação”, “Toque para baixar a CNH” e “Validar utilizando o celular”. Aponte sua câmera para o QR Code que fica na parte de trás de sua CNH e tire uma foto do seu rosto dentro do aplicativo.
  6. O aplicativo vai comparar a sua foto com a foto cadastrada no banco de dados do Detran, a fim de confirmar sua identidade.
  7. Confirme o CEP e o celular cadastrado no Detran do estado onde sua CNH foi emitida. Por último, no campo “Chave de acesso”, informe a chave de acesso cadastrada no aplicativo.
  8. Após concluir todos os passos, seu documento vai aparecer automaticamente na tela no celular.