RS deve receber mais vagas em creches em breve

A prefeitura de Porto Alegre anunciou uma parceria com a Unesco que trará 1,6 mil vagas para crianças em creche até julho de 2024. Com a medida, serão construídas cinco novas escolas em terrenos que estavam com obras interrompidas há cerca de 10 anos.

Os prédios inacabados estavam sendo construídos com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), porém, não foram finalizados. O trabalho com a Unesco trará, além da construção das escolas, outras medidas para melhorar a educação na capital. Confira abaixo mais detalhes sobre a nova iniciativa.

Acordo com a Unesco não supre a demanda da Educação Infantil

O acordo foi feito em novembro de 2020 com investimento de R$ 32 milhões na área da Educação. A colaboração com a Unesco tem duração de quatro anos e além das novas creches, prevê também outras medidas, como: elaboração de novas diretrizes curriculares para a educação básica; a formação continuada de professores; aprovação de projetos de prevenção e combate a incêndios; e criação de metodologia de avaliação de qualidade da educação.

Ainda assim, mesmo com cinco escolas e 1,6 mil vagas, a medida não é suficiente para atender a necessidade de Porto Alegre por mais vagas em creches. Isso porque para suprir a demanda da capital para a educação infantil, seriam necessárias em torno de 6 mil.

Prefeitura abre novas vagas para creches

O governo municipal já tomou outras medidas para resolver o problema da falta de vagas nas creches. Em fevereiro, foi realizado um acordo extrajudicial entre a prefeitura e a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul para garantir vagas em creches particulares.

A decisão garante 300 vagas para famílias que tiverem encaminhamento da Defensoria Pública, com 114 já preenchidas. Serão priorizados os grupos em situação de vulnerabilidade social, com renda média de até três salários mínimos.