A semana vai começar com um episódio de chuva volumosa no Rio Grande do Sul, porém, a maior parte dos dias será de tempo seco. A instabilidade deve se concentrar no meio da semana, quando passará uma frente fria com chuva generalizada.
O fim de semana foi marcado por muitas instabilidades na Metade Norte gaúcha e Santa Catarina, de acordo com os alertas já emitidos pela MetSul Meteorologia. Além disso, houve temporais de granizo que trouxeram pedras de gelo de grande diâmetro e destrutivas em cidades do Médio e Alto Uruguai.
Até domingo, os volumes de chuva chegaram a 125 mm em Erechim, 121 mm em Vacaria, 106 mm em São José dos Ausentes e 100 mm em Torres. Os acumulados foram muito mais altos em Santa Catarina com 100 mm a 200 mm em muitas cidades do Meio-Oeste ao Sul e no Leste catarinense.
Melhora no tempo no início desta semana
Apesar de enfrentar grande instabilidade no fim de semana, o Rio Grande do Sul começa essa semana sendo caracterizada pelo tempo firme.
Nesta segunda-feira (9), a primeira metade do dia ainda tem céu nublado, contudo, no decorrer do dia, a nebulosidade irá diminuir e o sol deve aparecer. Alguns pontos ainda podem contar com nuvens à tarde no Nordeste gaúcho, com chance de garoa. O tempo firme deve permanecer até terça-feira (10).
A virada do tempo deve acontecer nesta quarta-feira (11), a partir de uma área de baixa pressão no Paraguai e o avanço de uma frente fria.
Instabilidade no tempo do RS
A forte massa de ar fria irá ingressar no Rio Grande do Sul entre a noite e madrugada desta quinta-feira (12), trazendo madrugadas muito frias para a metade de outubro na sexta e no sábado.
Sendo assim, é de suma importância ficar atento às condições climáticas e evitar possíveis acidentes ou complicações.
Foto: Freepik