RS é vice-líder nacional em produção de cerveja artesanal

A produção de cervejas artesanais é um dos pontos fortes do Rio Grande do Sul, com 285 microcervejarias em 126 municípios, tornando-se o segundo estado com mais estabelecimentos, depois de São Paulo. Porto Alegre, a capital, é a segunda cidade com mais cervejarias no país, com 43 fábricas registradas. Além disso, estima-se que haja cerca de 300 “cervejarias ciganas” no estado, cervejas produzidas de forma terceirizada.

Filipe Bortolini, presidente da Associação Gaúcha de Microcervejarias, destaca a relevância econômica do setor. Segundo ele, apesar de as microcervejarias gerarem 54% das vagas de emprego na indústria da cerveja no Brasil, elas produzem apenas cerca de 3% das cervejas do país, o que indica um grande potencial de crescimento.

“Geramos mais empregos em relação às grandes, mas ainda temos que melhorar no aspecto da produtividade, pois somos um mercado novo, em crescimento e que tem muito a evoluir. Estamos no caminho certo”, disse Bortolini.

Ernani Polo, secretário da Sedec, elogia a qualidade e inovação do setor de cervejas artesanais no RS, reconhecido nacional e internacionalmente. Destaca que é uma área geradora de empregos e de grande impacto econômico, que precisa de mais competitividade. O setor tem todo o apoio da secretaria e vem impulsionando o turismo e o desenvolvimento do estado.

Produção de Cervejas Artesanais no Rio Grande do Sul: Qualidade e Diversidade de Estilos

A produção de cervejas artesanais no Rio Grande do Sul se destaca pela sua qualidade e diversidade de estilos, incluindo Pilsen, Ipa, Stouts, Red Ale, Apas e Weiss, sendo a Pilsen a mais vendida. As microcervejarias gaúchas são premiadas e reconhecidas nacionalmente, com duas fábricas já tendo conquistado cinco vezes o título de melhor do Brasil no Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau. A Suricato Ales também foi premiada como a melhor cervejaria brasileira de pequeno porte em 2019.

Para Christian Bonotto, da cervejaria Tupiniquim, essas premiações certificam o trabalho realizado e a qualidade dos produtos. O setor cervejeiro também apresenta grande potencial de desenvolvimento econômico no estado, com possibilidades de estímulo ao turismo por meio da criação de rotas cervejeiras, fortalecendo setores como transporte, gastronomia e hotelaria.

Fonte: Governo do Estado Rio Grande do Sul

Foto: Jcomp/freepick.com