RS está tentando nova vacina para doença que mata milhares no Brasil por ano

Uma nova vacina para a dengue está sendo testada no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre. Nesta semana, a instituição inicia os testes em voluntários do imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan. A nova vacina é de dose única e pode ser aplicada antes do paciente apresentar a doença.

Em entrevista ao g1, o diretor técnico do hospital, Fabiano Ramos, afirmou que os resultados das pesquisas apontam uma taxa de proteção de 80% dos pacientes testados. A expectativa é que o novo imunizante seja aprovado pela Anvisa até o final de 2024. Confira abaixo mais detalhes sobre a vacina contra dengue.

Seleção de voluntários para teste de vacina contra dengue

As inscrições para voluntários já estão disponíveis através do site do Hospital São Lucas. Os participantes devem ser saudáveis, ter entre 18 a 50 anos de idade e não podem ter tido diagnóstico prévio de dengue. Em toda a região Sul, a expectativa é que cerca de 1200 pessoas participem dos testes.

Para os testes, serão usadas duas vacinas diferentes: aquela produzida pelo Butantan, e outra desenvolvida pela empresa estadunidense Merck Sharp and Dohme (MSD). Cada participante receberá um tipo de imunizante, mas não será informado qual dos dois.

Após a assinatura do termo de consentimento, os voluntários serão acompanhados por 12 meses. O estudo busca averiguar a segurança da vacina e comparar como os anticorpos reagem em relação a cada um dos quatro sorotipos da dengue.

Duas vacinas para a dengue já foram aprovadas pela Anvisa. Nenhuma das duas é disponibilizada pelo SUS, sendo acessíveis apenas pela rede privada. Além disso, um dos imunizantes só é indicado para quem já foi infectado pela doença.

Casos de dengue no RS causam preocupação

Segundo o Mapa do Aedes da Prefeitura de Porto Alegre, a capital esteve em nível de alerta para a presença do mosquito transmissor na última semana. No início de março, foram registrados números preocupantes de casos de dengue no Rio Grande do Sul, com a confirmação de um caso de dengue tipo 2.