RS registra temperatura mais anormal do mundo durante o fim de semana
Apesar do calor intenso estar concentrado no verão do Hemisfério Norte, a área do globo terrestre que contou com altas temperaturas fora do normal neste sábado foi o Centro e o Nordeste da Argentina, o Paraguai, o Uruguai e parte do Rio Grande do Sul.
Essas anomalias de temperatura para o inverno é vista como um desvio quanto à média histórica na região, e que no caso das latitudes da América do Sul, estava entre 10°C e 15°C acima do normal neste sábado.
Aumento nas temperaturas em território gaúcho
No Rio Grande do Sul, a temperatura fugiu muito do normal para o mês de julho, neste sábado, o estado registrou máximas perto ou acima de 30°C, em vários municípios do território gaúcho.
As máximas deste sábado atingiram 32,7ºC em Parobé, 31,5ºC em Taquara e Vera Cruz, 31,4ºC em Santa Cruz do Sul e Campo Bom, 31,0ºC em Três Coroas, 30,6ºC em São Leopoldo, Novo Hamburgo, Porto Vera Cruz e Santa Rosa, 30,5ºC em Gravataí e Feliz, 30,4ºC em Colinas, 30,3ºC em Teutônia e 30,1ºC em Estrela.
Sendo assim, as médias históricas demonstram um aumento considerável da temperatura. A temperatura média máxima para o mês de julho na capital do Rio Grande do Sul é de 19,7°C, porém, chegou a atingir 29,4°C, causando um desvio enorme de quase 10°C.
Calor fora do normal
Nesta segunda (24), o Sul do estado deve contar com temperaturas baixas, ao redor de 12°C a 14°C em muitas cidades. Por outro lado, no Noroeste gaúcho, irá persistir a massa de ar quente, com máximas de 28°C a 30°C em alguns pontos.
Já em Porto Alegre, as nuvens estarão presentes, com instabilidade fraca e máximas entre 21°C e 22°C.
Foto: Pixabay