RS será o estado mais afetado por grande fenômeno; alerta de enchentes é emitido
Com grande risco de enchentes, o Rio Grande do Sul deve ser o estado mais afetado pela chegada de um grande fenômeno. Está se aproximando o evento atmosférico chamado El Niño, que deve influenciar o clima em todo o Brasil, trazendo risco de chuvas intensas para todo o Sul do país — e o RS deve ser a região mais afetada.
O estado estará particularmente vulnerável por diversos motivos: além do fenômeno climático, o Rio Grande do Sul também está sendo influenciado pela passagem de frentes frias e pela mudança na circulação de ventos no extremo sul do continente. Confira abaixo mais informações sobre o caso.
Rio Grande do Sul será o mais afetado pelo El Niño e pode sofrer com enchentes
O El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico que provoca o aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, resultando em mudanças nas temperaturas e variações nas chuvas. Os efeitos são diferentes de acordo com cada região: no Sul do Brasil, o evento provoca chuvas torrenciais de grande intensidade.
Os efeitos do El Niño devem ser intensificados nesta estação. O inverno é um período com precipitações mais frequentes no sul do Brasil — esse fator, junto ao fenômeno, resultará em um aumento significativo das chuvas, trazendo risco de temporais e alagamentos.
O Rio Grande do Sul tem um histórico de enchentes durante o El Niño. Em 2015, o estado foi atingindo por um Super El Niño, uma variação de extrema intensidade do fenômeno, e os resultados foram sem precedentes — o Guaíba chegou ao recorde histórico de quase 3 metros. Foi necessário fechar as comportas do Muro da Mauá.
Recentemente, especialistas alertaram para os riscos da atuação do El Niño no Rio Grande do Sul. De acordo com o meteorologista do Inmet Marcelo Schneider, o evento pode provocar tempestades, enchentes e granizo.
Imagem: Reprodução / Bernardo Bortolotto / RBS TV