RS tem redução no registro de estelionatos pelo terceiro mês consecutivo

O Rio Grande do Sul apresentou, pelo terceiro mês consecutivo, queda nos registros de estelionato. Em agosto de 2022 foram apontados 6.633 casos de golpes comunicados à polícia, sendo que o registrado no mesmo mês no ano anterior foi de 7.958. 

Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado e representam uma redução de 17,9% ou 1.425 registros a menos. 

Ainda que a redução nos estelionatos tenha sido significativa, o Rio Grande do Sul ainda apresenta uma média de casos alta, sendo 210 registros do crime por dia. O cenário atual contém número muito acima do apontado há alguns anos. 

Os crimes de estelionato tiveram um aumento considerável durante a pandemia da covid-19, quando houve um aumento dos crimes virtuais. Com o isolamento social e a maior necessidade do uso constante da internet, as pessoas passaram a usufruir de serviços e adquirir produtos na web, acabando mais vulneráveis aos golpes virtuais. 

Dentre os fatores responsáveis pela recente redução indicada pela SSP estão as constantes operações policiais de combate aos estelionatos.

Polícia Civil alerta contra golpes frequentes

Dentre os principais golpes registrados nas ocorrências policiais estão o conto do bilhete premiado e o golpe dos nudes. 

No golpe do bilhete o estelionatário convence a vítima de que ela poderá receber uma quantia em dinheiro se ajudar uma pessoa a retirar um prêmio. O ganhador aparecerá como alguém simples que precisa de auxílio na retirada do prêmio. Para isto, os estelionatários convencem a vítima a entregar valores em dinheiro para provar sua própria honestidade, momento em que os criminosos recebem os valores e somem. 

Alguns idosos também têm sido vítimas dos crimes virtuais. As vítimas recebem links maliciosos que capturam dados para operações financeiras. 

A pena para os criminosos que atuam contra idosos é mais alta, podendo ser aplicada até mesmo em dobro.