RS terá uma mulher no comando da Secretaria Estadual da Fazenda pela primeira vez na história

Pela 1ª vez na história, uma mulher ocupará o comando da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Pricilla Santana é a atual subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais do Ministério da Economia e funcionária de carreira do Executivo Federal.

A futura secretária foi anunciada nesta quinta-feira (22) pelo governador eleito Eduardo Leite, que iniciará seu mandato no dia 1º de janeiro. Pricilla substituirá Leonardo Busatto, que desempenhava a função desde agosto.

Confira carreira da primeira mulher titular da Secretaria Estadual da Fazenda

Pricilla é formada em Direito, História e Ciências Econômicas, com mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Em sua carreira, atuou em políticas públicas e gestão governamental, além do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A futura chefe da pasta teve também participação nas tratativas sobre o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), plano assinado durante a primeira gestão de Eduardo Leite.

Sobre sua nomeação, Pricilla afirmou: “A adesão ao Regime de Recuperação Fiscal foi um processo debatido e a decisão mais adequada. Agora faremos a administração e, certamente, sairemos ainda mais fortes do RRF”. Eduardo Leite, na rede social Twitter, afirmou que Santana ajudará a acelerar o ajuste fiscal e proporcionar recursos para as políticas públicas.

Pricilla é uma das primeiras nomeações das pastas de governo. Serão 27 cargos previstos na reforma administrativa proposta por Leite, e os demais 20 ocupantes devem ser anunciados nas próximas semanas. A cerimônia da posse do governador ocorrerá oficialmente no dia 1º de janeiro no Palácio Piratini, onde receberá o cargo do seu atual titular, Ranolfo Viera Júnior.