RS ultrapassa SC e se torna estado com mais cervejarias por habitante do Brasil
O cenário da cervejaria artesanal tem visto uma competitividade crescente entre os estados brasileiros. Recentemente, Santa Catarina, anteriormente líder neste ranking, foi ultrapassada pelo Rio Grande do Sul. A disputa não é apenas entre empresas, mas também entre estados, que buscam afirmar-se como os grandes centros cervejeiros do país.
O que causou a mudança na liderança de Santa Catarina?
Segundo dados do Anuário da Cerveja de 2023, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, Santa Catarina agora possui uma cervejaria para cada 33,8 mil habitantes. Em contraste, o Rio Grande do Sul conquistou a liderança com uma proporção ligeiramente superior, tendo uma cervejaria para cada 32,4 mil habitantes.
A virada do Rio Grande do Sul sobre Santa Catarina pode ser atribuída ao crescimento constante do setor cervejeiro neste último. Enquanto ambos os estados aumentaram o número de cervejarias, a densidade populacional diferenciada e o forte investimento cultural em cervejas artesanais permitiram essa nova configuração.
Em Santa Catarina, Blumenau é destacada não somente como a cidade com o maior número de cervejarias, mas também como um simbólico coração cultural da cerveja no Brasil. Sendo anfitriã da Oktoberfest, maior celebração alemã na América, Blumenau reforça sua posição não apenas no mapa brasileiro, mas globalmente, ao atrair turistas e entusiastas de cerveja de todo o mundo.
Detalhes da produção cervejeira nacional
O Anuário da Cerveja de 2023 também lançou luz sobre a produção de cerveja a nível nacional. De forma impressionante, o volume declarado de produção atingiu 15,36 bilhões de litros. Mais da metade dessa produção provém da Região Sudeste, com 53,4% da produção nacional, enfatizando ainda mais a importância do setor cervejeiro para a economia e cultura brasileiras.
Apesar da liderança do Rio Grande do Sul em número de cervejarias per capita, São Paulo permanece como o estado com o maior número total de estabelecimentos. Apesar de São Paulo ser o estado com o maior número de estabelecimentos, ocupa a sexta posição em termos de cervejarias por habitante. Isso se deve à sua grande população, resultando em uma cervejaria para cada 108.320 habitantes. Esse número é semelhante à média nacional, que é de uma cervejaria para cada 109.952 habitantes registrados.