Saiba como acessar o CNIS do INSS?
O CNIS, ou Cadastro Nacional de Informações Sociais, é uma base de dados que contém todas as informações sobre as contribuições previdenciárias do contribuinte registradas neste sistema. Ou seja, ele mostra toda a trajetória da vida do trabalhador com vínculo empregatício.
O cadastro informa também:
- nome do empregador;
- o período trabalhado;
- a remuneração/ salário recebido; e
- as contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (GPS), por conta própria ou como prestador de serviço.
Como acessar o CNIS do INSS?
O acesso ao CNIS do INSS é feito pelo aplicativo Meu INSS (disponível para Android Meu INSS – Central de Serviços – Apps no Google Play e IOS Meu INSS – Central de Serviços na App Store (apple.com)) ou pelo site Meu INSS. Por isso, o beneficiário não precisa ir até uma agência para solicitar o serviço, basta seguir os seguintes passos:
- acessar o Meu INSS;
- selecionar o ícone “Extrato de Contribuição (CNIS)”
- clicar em “Baixar PDF”;
Caso o contribuinte não encontre os dados do CNIS é preciso fazer uma solicitação no INSS para verificar o que está ocorrendo.
Meu INSS
O Governo Federal vem investindo na digitalização dos serviços para facilitar o acesso da população aos diversos serviços essenciais.
Com isso, surgiu o Meu INSS para disponibilizar cerca de 90 serviços oferecidos pela Previdência Social como: Consultas à informações, agendamento de atendimentos presenciais, consulta a extrato de pagamento e de empréstimo consignado, acesso ao histórico de trabalho, acesso a simulações online sobre aposentadoria, entre outros.
Para o cidadão que deseja usufruir da plataforma, é preciso realizar o cadastro antes. Para isso, é preciso ter uma conta Gov.br.
Com a conta Gov.br, para se cadastrar no aplicativo Meu INSS, basta:
- acessar o site https://meu.inss.gov.br/index.html#/login ou o aplicativo;
- autenticar seu usuário;
- realizar login através do gov.br;
- acessar os serviços gratuitos.
Se ocorrer algum problema para utilizar a plataforma, o INSS disponibiliza a central 135, que funciona de segunda a sábado das 7h às 22h.