Saiba como receber o Auxílio Gás com novo valor neste mês de junho em Porto Alegre
O Auxílio Gás volta neste mês de junho para uma nova rodada de pagamentos, marcada para o próximo dia 17. Os primeiros a receber são os beneficiários de NIS final 1.
O benefício, pago a cada dois meses, repassa 50% do valor da média nacional do botijão de gás às famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade.
O valor exato ainda não foi divulgado, mas deve ser em média R$53 neste mês. O cronograma de pagamentos é o mesmo do Auxílio Brasil.
O valor poderá ser movimentado e/ou sacado através do aplicativo Caixa Tem, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento. O saldo fica disponível por 120 dias após o depósito.
Como receber o Auxílio Gás?
Para fazer parte do programa sancionado em novembro de 2021, que visa auxiliar na compra do botijão de gás de 13kg, não há inscrições.
A inserção de novas famílias é feita de forma automática pelo Governo, que utiliza a base de dados do Cadúnico para verificar o público que atende os critérios do programa, que são aqueles que:
- Estão inscritos no Cadúnico;
- Possuem renda familiar per capita de até meio salário-mínimo (R$606); ou têm na composição familiar membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Segundo a lei do programa, as mulheres vítimas de violência doméstica e sob monitoramento de medidas protetivas de urgência têm preferência pela concessão do Auxílio Gás.
Calendário de pagamentos do Auxílio Gás de junho
Veja as datas em que serão depositados os valores referentes ao Auxílio Gás de junho, de acordo com o dígito final do NIS dos cidadãos:
- Final do NIS 1: recebem dia 17/06;
- Final do NIS 2: recebem dia 20/06;
- Final do NIS 3: recebem dia 21/06;
- Final do NIS 4: recebem dia 22/06;
- Final do NIS 5: recebem dia 23/06;
- Final do NIS 6: recebem dia 24/06;
- Final do NIS 7: recebem dia 27/06;
- Final do NIS 8: recebem dia 28/06;
- Final do NIS 9: recebem dia 29/06;
- Final do NIS 0: recebem dia 30/06
Como consultar o benefício do Auxílio Gás?
Diversas famílias que cumprem os critérios do Auxílio Gás ainda não foram contempladas com o benefício, porém, a cada rodada, há uma oportunidade de entrar no programa.
Isso acontece porque, regularmente, o Governo tem passado um “pente-fino” na folha de pagamentos, cancelando pagamentos indevidos, o que pode abrir espaço para novas famílias no orçamento.
Para consultar a situação do seu benefício, faça o download do aplicativo Auxílio Brasil, disponível gratuitamente para Android ou iOS. O login é feito com o CPF.
Ou, quem preferir, pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa, 111, ou com o Ministério da Cidadania, pelo 121.