Saiba o que pode atrapalhar os beneficiários de Porto Alegre a não receber o Auxílio Brasil
O Governo Federal iniciou o pagamento de mais uma parcela do Auxílio Brasil nesta sexta-feira (17) a 18,5 milhões de famílias em vulnerabilidade social. Só na região Sul do país são 1,2 milhões de famílias contempladas. Entretanto, nem todas as famílias que cumprem os requisitos recebem o benefício.
Segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), cerca de 1,3 milhão de famílias estão na fila de espera para receber o benefício. O Ministério da Cidadania explica não haver orçamento para atender todas as famílias inscritas no programa.
Entretanto, é preciso que o cidadão que queira receber o auxílio fique atento para o cumprimento de todos os requisitos e a atualização do CadÚnico.
Enquadramento em todos os requisitos
O primeiro passo é verificar se a família realmente se enquadra em todos os requisitos para estar apta a receber o Auxílio Brasil. Os requisitos são:
- Famílias em situação de extrema pobreza — renda familiar mensal per capita de até R $105,00;
- Famílias em situação de pobreza — renda familiar mensal per capita entre R $105,01 e R $210,00;
- Famílias em regra de emancipação — famílias já beneficiadas pelo programa com renda acima das famílias em situação de pobreza (R $210,00). Essas famílias permanecerão no programa por dois anos desde que a renda não supere renda familiar mensal per capita não supere em duas vezes e meia o valor da linha de pobreza, neste caso, R $525,00
Atualização do CadÚnico
Outro motivo que pode prejudicar o recebimento do benefício é estar com o CadÚnico desatualizado. Para quem já está inscrito no programa é fundamental realizar a atualização do cadastro, pois é através dele que é possível pleitear o recebimento do Auxílio Brasil, por exemplo.
A atualização deve ser feita anualmente sempre na data que o cadastro foi realizado ou em qualquer mudança feita pela família como, por exemplo, morte na família, nascimento ou mudanças de endereço, escola ou trabalho.
A atualização deve ser efetuada no mesmo CRAS onde foi realizada a primeira inscrição. Porém, é possível realizar a atualização do cadastro no site do cadastro único (dataprev.gov.br) ou pelo aplicativo CadÚnico disponível para Android Cadastro Único – Apps no Google Play e IOS Cadastro Único na App Store (apple.com):
- acessar o aplicativo;
- clicar em “Atualização cadastral por confirmação”;
- fazer o login com a conta Gov.br;
- atualizar os dados;
- clicar no ícone “Confirmar dados do Cadastro Único”.