Saiba quantas horas de estudo são ideais para passar em um concurso público

Aqueles que desejam ser aprovados em um concurso público precisam dedicar boa parte do dia aos estudos, de forma que todos os conteúdos exigidos na prova sejam aprendidos e memorizados. Fazer redações, cálculos e entender as leis da física não são tarefas fáceis, por isso, os concurseiros devem se esforçar ao máximo e entender qual é o tempo ideal de estudos para adquirir boas notas.

Segundo especialistas, o ideal seria que cada estudante estudasse 30 horas por semana, ou seja, cerca de 6 horas por dia, com pausa aos finais de semana. Para isso, é preciso criar um cronograma, separando horas para lazer, atividades físicas ou trabalho.

A seguir, confira as melhores dicas para se planejar e conseguir estudar 30 horas por semana.

Dicas para conseguir estudar e ser aprovado em um concurso público

Organize sua rotina

Faça uma lista de todas as tarefas do seu dia, os horários das mesmas e quanto tempo leva para realizar cada uma delas. Avalie o que vale a pena e altere a frequência de algumas tarefas, como as atividades físicas e o tempo de uso de tela do celular.

Determine seus horários de estudo

Após finalizar sua lista, insira os estudos nos horários que sobraram. Você não precisa estudar 6 horas seguidas para obter o resultado que deseja. Estudando durante três horas durante a manhã e três horas durante a tarde, você baterá sua meta e ainda irá tirar um intervalo dos livros acadêmicos.

Defina quais matérias serão estudadas

Verifique o edital do concurso e separe as matérias que devem ser estudadas. Lembre-se de dedicar mais tempo aos temas em que você apresenta maior grau de dificuldade.

Siga essas dicas e insira os estudos aos poucos na sua rotina, até virar um hábito. Entretanto, lembre-se de priorizar sua saúde e não ultrapassar os seus limites. Caso não consiga estudar 30 horas por semana devido a carreira ou outros motivos, estude o máximo que puder e se dedique nessas poucas horas.