Saque de valores esquecidos terá segunda remessa em 2022? Conheça os detalhes
A segunda fase da devolução de valores esquecidos nos bancos, que estava programada para o dia 02 de maio, teve a data adiada. O Banco Central alegou que a greve dos servidores influenciou na mudança de cronograma. Ainda não há uma nova data definida para a liberação da segunda remessa.
Segundo nota do Banco Central, os valores oriundos das seguintes situações esquecidos serão devolvidos:
- Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
- Entidades em liquidação extrajudicial;
- Fundo Garantidor de Crédito;
- Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.
Saiba como verificar se há dinheiro esquecido no banco
Para verificar se há valores para receber, o cidadão deve acessar o portal do Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR), disponível na página oficial do BC na internet Banco Central do Brasil (bcb.gov.br). No site, pessoas físicas e jurídicas podem consultar se tem algum saldo esquecido em conta.
Para efetuar a consulta, é necessário fazer o cadastro no site e obter o login e senha. Após cadastrar-se Clique na opção “valores a receber”.Se aparecer o aviso “Solicite Aqui”, você terá direito a devolução do valor. Se a mensagem for “Solicitar via instituição”, será necessário entrar em contato com a instituição bancária.
Para quem conseguir fazer a consulta e tiver saldo a receber, a novidade é que agora será possível fazer a transferência do valor na hora. O Banco Central estima que $8 bilhões de reais estão parados nos bancos.