Satélite marca quase 50° no RS durante o fim de semana

O Rio Grande do Sul teve temperaturas próximas de 50 °C durante o último fim de semana. Segundo o satélite do Copernicus, sistema europeu de monitoramento climático, foram medidas temperaturas de 48 °C no solo no Oeste do RS, bem como em áreas do Uruguai e da Argentina.

É importante ressaltar que esta medição não reflete a temperatura sentida pela população gaúcha, pois se refere ao solo e não ao ar. No entanto, uma superfície mais quente representa um grande perigo para as lavouras do Rio Grande do Sul, especialmente durante um período de estiagem. Confira abaixo mais detalhes sobre a última medição do satélite do Sistema Copernicus.

Temperaturas registradas por satélite são resultado de onda de calor

As temperaturas apontadas pelo satélite são um indicador de um calor incomum no RS, resultado da atuação de uma massa de ar quente. Na última quinta-feira (9), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para até cinco dias de temperaturas extremas para diversas cidades gaúchas.

Segundo o alerta do INMET, os municípios lidariam com temperaturas até 5 °C acima da média durante o fim de semana. Conforme as medições da MetSul Meteorologia, o Rio Grande do Sul teve máximas de aproximadamente 39 °C, registrada em Uruguaiana. As cidades mais afetadas incluem também Quaraí (38,7 °C) e São Borja (37,2 °C).

Na Argentina, foi registrada a maior temperatura já vista em 70 anos. No dia 2, a capital de Buenos Aires chegou a 38 °C, superando seu recorde anterior de 37,9 °C, registrado em 7 de março de 1952. No sábado (11), esta medição foi superado mais uma vez, chegando a 38,9 °C. Já no Uruguai, o calor resultou em temperaturas nas médias de 37 °C a 39 °C.

As previsões do tempo para esta semana apontam a continuidade do calor. Segundo a Climatempo, as cidades gaúchas ainda terão que lidar com temperaturas mais elevadas até o período de 21 a 24 de março. De acordo com o meteorologista da MetSul, Luiz F. Nachtigall, o estado continuará sob o efeito de uma massa de ar quente pelos próximos dias.