SC deve sofrer reviravolta no tempo nos próximos dias; veja previsão
Ao longo desta semana, Santa Catarina irá registrar mudanças bruscas no tempo. Nesta segunda-feira (11), o dia ainda será muito quente, devido a atuação de uma massa de ar seco, porém, nos próximos dias, uma frente fria que chega ao Estado deve vir acompanhada de chuvas, trovoadas e temperaturas mais baixas, de acordo com o boletim meteorológico da Defesa Civil do Estado.
Nesta segunda, as máximas devem ficar acima dos 30°C no Grande Oeste e em todo Litoral, nas outras regiões de Santa Catarina, elas variam entre 25°C e 28°C. O vento varia de nordeste a noroeste ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada e rajadas de 40 e 60 km/h do Extremo Oeste ao Litoral Sul.
Confira a previsão em SC para esta semana
Na terça-feira (12), as temperaturas se mantém elevadas e o Sol predominará em todas as regiões de Santa Catarina. “No Litoral Sul, pode alcançar até 35°C, resultado da condição pré-frontal, isto é, o aquecimento antes da passagem de uma frente fria. Ao longo do dia, a formação de uma frente fria no RS concentra a instabilidade mais intensa sobre o estado gaúcho”, diz a pasta.
Na quarta-feira (13), o dia será chuvoso em Santa Catarina. Haverá condições para chuva e temporais nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. A Defesa Civil informa que esses temporais se estendem na parte da tarde para o restante do Estado por influência da frente fria. O órgão ainda afirma que podem ocorrer chuva intensa, rajadas fortes de vento e granizo, com risco moderado a alto para ocorrências relacionadas a destelhamentos, alagamentos e enxurradas.
O vento varia de nordeste a noroeste com intensidade fraca a moderada moderada e com rajadas de 45 a 65km/h entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul. As temperaturas não devem aumentar muito nas áreas de divisa com o RS, mas do centro ao norte do estado, devem superar os 30°C.
Na quinta-feira (14), o tempo segue instável. A chuva deve ser mais forte do Centro ao Leste de SC. Há riscos para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos para essas regiões.
Na sexta-feira (15), os sistemas se afastam para alto mar conforme uma massa de ar seco avança para o estado. As temperaturas diminuem no Estado, sobretudo nas noites e madrugadas.
Imagem: iStock