SC e PR entram na lista dos estados que devastam a Mata Atlântica; confira

Dois estados do Sul entraram na lista dos que mais desmataram a Mata Atlântica entre outubro de 2021 e 2022. Santa Catarina e Paraná apareceram no relatório anual Atlas da Mata Atlântica, lançado nesta quarta-feira (24).

Os dois estados fazem parte dos cinco que mais destruíram o bioma – apenas estes são responsáveis por 81% de toda a área desmatada no país. Confira abaixo mais informações sobre o último levantamento do Atlas da Mata Atlântica.

Santa Catarina e Paraná aparecem entre os estados que mais desmatam a Mata Atlântica

Os estados listados no levantamento são: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Piauí e Santa Catarina. Entre estes cinco, quatro se mantém constantemente na lista desde o início dos anos 2000: Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Paraná.

No entanto, em relação aos demais no topo da lista, Santa Catarina e Paraná são os que tem as menores extensões de desmatamento, e constantemente alternam entre a quarta e quinta colocação.

O principal motivo associado à derrubada das árvores é a agricultura: 90,5% dos desmatamentos no período entre outubro de 2021 e de 2022 foram motivados pela prática. Em comparação, o segundo fator principal, expansão urbana, representou a causa de apenas 4% do total.

De acordo com Luis Fernando Guedes Pinto, o diretor de conhecimento do SOS Mata Atlântica, todos os estados em questão são áreas de fronteira agrícola. Ele afirma que o desmatamento, de forma geral, ocorre em áreas de transição para outros biomas, como Cerrado e Caatinga.

“A Mata Atlântica é um dos biomas que precisam ser restaurados com mais urgência para atingirmos a meta de limitar o aumento da temperatura a 1,5°C, estabelecida no Acordo de Paris”, afirma o diretor executivo.

A pesquisa á respeito do bioma é realizada desde 1989 pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Imagem: Divulgação / MPRS