SC registra volume alarmante de chuva em apenas 4 dias

A Defesa Civil do Estado divulgou uma previsão preocupante: os próximos quatro dias serão marcados por chuvas intensas em Santa Catarina. Segundo os especialistas, espera-se que o volume de chuva supere o esperado para todo o mês de julho.

A previsão é de que a chuva atinja todo o estado, especialmente a região Sul, com a estimativa de 150 mm de precipitação. Para comparação, a previsão inicial para o mês todo era de 127 mm de chuva em Santa Catarina. Nas regiões do Vale do Itajaí e Norte do estado, espera-se um volume entre 90 e 130 mm, enquanto nas cidades do Grande Oeste e Planalto Sul, a expectativa varia de 110 a 180 mm de chuva.

Alerta da Defesa Civil: Chuvas intensas e riscos em Santa Catarina

A Defesa Civil informa que a região enfrentará chuvas intensas na forma de temporais, acompanhadas por raios e rajadas de vento. Há risco iminente de alagamentos, enxurradas, ventos fortes e eventual queda de granizo.

Devido aos volumes acumulados de chuva, existe a possibilidade de deslizamentos em Santa Catarina. Essas condições são resultado da influência de uma frente fria e instabilidades regionais, agravadas pela formação de um ciclone extratropical entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Felipe Theodorovitz, meteorologista-chefe da Defesa Civil, destaca que a pasta tem tomado medidas preventivas, enviando alertas para conscientizar os catarinenses sobre os perigos das chuvas.

Imagem: Fernando Dias / Seapi-RS