Se achar um pen drive na rua, NÃO PEGUE; saiba o motivo

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Google, em parceria com a Universidade Urbana-Champaign de Illinois e a Universidade de Michigan, aproximadamente metade das pessoas que encontram um pen drive, utilizam em seus dispositivos.

Para a realização da pesquisa, foram distribuídos 297 pen drives em todos os campus universitários, sendo que 48% deles foram pegos e conectados a uma máquina sem nenhuma restrição.

A pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento das pessoas que encontram esses dispositivos na rua e como os utilizam logo em seguida.

“A comunidade de segurança sempre acreditou que os usuários podem sofrer engenharia social para pegar um flash drive USB e conectá-lo”, afirma um trecho do estudo.

Por que não se deve utilizar um pen drive desconhecido?

Os pen drives que foram espalhados para o estudo continham arquivos HTML com tags que puxavam imagens armazenadas em um servidor remoto. Ou seja, é possível detectar a maneira que estão sendo utilizados e sua localização aproximada.

Contudo, o método usado não é perfeito, porém, serve como um bom indicativo da maneira de como as pessoas lidam com esse tipo de situação.

Os estudos ainda afirmam que apenas 16% do público (formado por estudantes e professores universitários) fizeram alguma análise com softwares de segurança antes de abrir os arquivos.

Enquanto isso, cerca de 68% dos participantes utilizaram o dispositivo sem nenhuma precaução. “Ao trazer esses detalhes para o público, esperamos lembrar a comunidade de segurança que alguns dos ataques mais simples permanecem uma ameaça real”, afirmam os autores da pesquisa.

Com a pesquisa, é possível concluir o descuido de várias pessoas acerca de dispositivos tecnológicos, podendo atrair danos às máquinas ou até mesmo cair em golpes e tentativas de ataques cibernéticos. Fique atento!

Foto de Freepik