Se previna! Entenda como as mudanças bruscas de temperatura afetam nosso corpo
O corpo humano é capaz de sentir mudanças bruscas de temperatura, como a queda repentina do termômetro, antes mesmo que elas ocorram. Esse fenômeno, conhecido como “meteossensibilidade”, já era mencionado pelo famoso médico Hipócrates no século VI a.C. Ele observou que o vento Austro deixava o corpo lânguido e preguiçoso, enquanto o vento Aquilon causava horrores e dores.
Embora a ciência moderna ainda não tenha explicado completamente o porquê disso acontecer, é sabido que a rápida necessidade de adaptação às mudanças bruscas de temperatura pode causar estresse nos organismos.
Como o tempo pode afetar nossas articulações?
As articulações, especialmente os ossos, são sensíveis às mudanças de temperatura e pressão atmosférica. Embora não haja uma explicação científica para isso, a pressão externa pode afetar a pressão interna do corpo, causando dor nas articulações. Além disso, o frio pode fazer com que os músculos se contraiam, piorando as doenças reumáticas ou as dores nas articulações.
Será que o frio nos faz resfriar?
Não, é importante lembrar que é o vírus ou bactéria que nos causa resfriado. No entanto, o frio pode fazer com que os vírus durem mais e se espalhem com mais facilidade no ar. Além disso, o ambiente frio pode enfraquecer nossas defesas contra doenças, permitindo que esses micro-organismos invadam nosso corpo. Isso pode acontecer tanto no inverno como no verão, dentro de ambientes com ar condicionado.
Fonte: Tempo.com
Foto: Freepik.com/freepik.com