Secretaria da Educação exibe símbolos nazistas em cidade de SC

O prédio da secretaria da Educação de um município de Santa Catarina possuí imagens de símbolos nazistas em seu hall de entrada. Em Dona Emma, cidade de aproximadamente quatro mil habitantes, há uma parede com fotos históricas das principais famílias da cidade, que incluem suásticas nazistas.

As fotos registram membros das famílias, acompanhados dos símbolos do antigo regime da Alemanha. A exposição das imagens associadas à suástica nazista é crime na legislação brasileira. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Símbolos nazistas expostos em mural de fotos históricas de Secretaria da Educação

Em uma das fotos, há um homem segurando uma bandeira nazista, acompanhado por outros seis. Na legenda, está escrito “simpatizantes de Hitler em Nova Esperança”, um dos bairros da cidade. Em outra, crianças e um homem a frente de uma escola, onde está hasteada uma bandeira com a suástica. “A escola particular Alemã era mantida pelos pais dos alunos com recursos vindos da Alemanha”, afirma a legenda.

Apesar do aspecto histórico, as fotos não poderiam estar expostas no local. De acordo com a Lei 7716/1989, é considerado crime “veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, tendo pena de dois a cinco anos de reclusão e multa”.

O caso foi exposto em uma reportagem produzida pela Agência Pública. Na matéria, o autor afirma que tentou contato com a prefeitura de Dona Emma pedindo explicações a respeito das fotos, mas não recebeu retorno.

De acordo com uma pesquisa da antropóloga Adriana Dias, em 2020, haviam 69 células neonazistas de três a quarenta pessoas em Santa Catarina — o estado tem a segunda maior concentração dos grupos em todo o Brasil, atrás apenas de São Paulo. Porém, considerando a proporcionalidade da população de cada estado, Santa Catarina teria a maior presença das células.

Imagem: Reprodução / Giuliano Bianco / Agência Pública