Secretária de Segurança Pública do RS faz alerta importante para moradores

Novos dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul trazem alerta importante para os gaúchos. Segundo as informações, o RS terminou o mês de fevereiro com uma alta de homicídios em comparação com o mesmo mês em 2022.

Ocorreram 154 assassinatos durante o período, representando um aumento de 6%. Também houve um aumento no número de latrocínios, os roubos seguidos de morte, com cinco casos em fevereiro. Confira abaixo mais detalhes sobre os indicadores de violência do Rio Grande do Sul.

Aumento da violência no RS é um alerta para a população

Os números recentes da Secretaria da Segurança Pública (SSP) representam uma alta nos casos de homicídios e latrocínios em fevereiro pela primeira vez desde 2020. O número mais alto já registrado nos últimos anos foi em 2017, que teve 289 mortes no segundo mês do ano.

O mesmo se aplica aos casos de latrocínio. Mesmo registrando um aumento, ainda está distante dos números mais altos já vistos no estado. No entanto, o crescimento da violência exige que os cidadãos estejam ainda mais alerta para os perigos.

Por outro lado, os dados da SSP também apontam para uma redução significativa no número de crimes patrimoniais entre janeiro e fevereiro. Os casos de furto caíram de 10.797 para 8.868, enquanto os roubos diminuíram de 2.893 para 2.359.

Violência no RS

Os números de determinados tipos de violência no RS têm apresentado um crescimento assustador. Nas ocorrências de violência sexual, houve um aumento de 16,3% em 2022 em relação ao ano anterior, com uma média de 12,5 casos por dia, segundo dados da Segurança Pública.

Também foi registrado um aumento de 41% nos casos de violência policial durante o ano de 2022. De acordo com informações das Defensoria Pública do Estado (DPE), as ocorrências incluem relatos de violência física, invasão de domicílio, sufocamento e choque elétrico.