Secretário anuncia como deve ser a vacinação contra Varíola do Macaco no Brasil; saiba

O esquema de vacinação brasileira contra a varíola do macaco, doença contagiosa que explodiu seu número de casos em 2022, foi divulgada na última quinta-feira por Arnaldo Medeiros, o Secretário de Vigilância em Saúde do Governo Federal. De acordo com o secretário, a tendência é de que o esquema de imunização seja baseado em duas doses de vacina.

As duas doses prometidas provavelmente terão 30 dias de intervalo de aplicação, para melhor ação da vacina no organismo. Durante a 7ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada em Brasília, Medeiros atualizou os planos do governo para a vacinação da população e disse estar providenciando a compra das vacinas. “Já estamos em tratativas com as fabricantes para adquirir os imunizantes”, afirmou, durante o evento.

O primeiro lote de vacinas da OMS (Organização Mundial da Saúde) destinado aos países da América prevê que o Brasil receba cerca de 50 mil doses do imunizante contra a varíola do macaco, adquiridas por meio da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde). A tendência é de que o Governo Brasileiro negocie com as fabricantes e busque expandir o número de vacinas disponíveis à população nas próximas semanas.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde registram 978 casos de varíola do macaco confirmados no Brasil até a última quinta-feira (28), um aumento de 65% em relação à ultima semana com registros. São Paulo é o estado que lidera a lista de casos, com 744. O Rio Grande do Sul chegou ao 5º caso confirmado na madrugada desta sexta-feira (29). Segundo o ministério, via, Agência Brasil, “está sendo executada uma articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes”.