Semana começa com péssima notícia para motoristas gaúchos

Dados de um indicador do IBGE apontam para uma péssima notícia para os motoristas do Rio Grande do Sul. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o valor do seguro para veículos na Grande Porto Alegre aumentou em 23,68% entre abril de 2022 até o mesmo mês em 2023.

Este índice é o principal indicador da inflação usado pelo IBGE. O aumento foi significativamente maior do que a inflação geral e está associado à alta nos valores de indenização. No entanto, os dados apontam para uma eventual baixa nos preços dos seguros. Confira mais informações abaixo.

Motoristas pagam mais caro por seguro em Porto Alegre e Região Metropolitana

De acordo com os dados do IPCA, o custo do seguro veicular teve um acumulado de 11,65% em todo o Brasil durante o período de 12 meses — em comparação, o aumento do índice geral de inflação foi de 4,18%. Já em relação à Região Metropolitana de Porto Alegre, o aumento foi de 23,68% contra 3,71% no índice geral.

Um dos principais fatores que pode ter resultado na elevação do preço dos seguros são as indenizações — os valores pagos no Rio Grande do Sul têm sofrido aumento desde 2019, passando de R$ 3,374 bilhões para R$ 7,300 bilhões em 2022. Apenas entre 2021 e 2022, o crescimento foi de 2,3 bilhões. As indenizações, junto a outros itens como perdas parciais e assistência 24 horas, são alguns dos principais critérios que elevam o valor final.

Apesar desta alta no seguro veicular no acumulado de 1 ano, houve desaceleração no aumento nos últimos entre os 12 meses contabilizados. Entre janeiro a abril de 2023, a variação apresentou queda. A tendência é que, gradualmente, o valor final se equilibre em relação à inflação e os motoristas paguem mais barato pelo serviço.

Imagem: Jefferson Bernardes / PMPA