Serasa e SPC avisam que seu nome está negativado? Entenda
Hoje em dia a comunicação entre empresas e clientes foi facilitada pelo avanço das tecnologias. Com isso, quem precisa pesquisar sobre a situação financeira, documental ou tributária, por exemplo, pode fazer com apenas alguns toques no smartphone. Porém, nem todas as empresas fornecem dados das pessoas nos ambientes digitais, como a Serasa e SPC – Serviço de Proteção ao Crédito.
Cerca de 76,1% das famílias brasileiras estão endividadas em 2022, segundo dados divulgados pela Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) e muitas dessas pessoas acreditam que os orgãos de proteção ao crédito avisam quando o nome fica negativado. Mas será que isso é verdade?
SPC e Serasa avisam que seu nome está negativado?
Não. O SPC e Serasa não ligam ou enviam mensagens, seja por SMS ou e-mail, para avisar o consumidor que ele está com o nome negativado.
No caso na pessoa receber um e-mail ou uma ligação comunicando sobre a inclusão do nome nos orgãos de proteção ao crédito, ela deve exlcuir o e-mail e não responder a nenhuma pergunta no caso de um telefonema.
O ideal é registrar um Boletim de Ocorrência para a polícia investigar o caso, pois essas ações servem para os golpistas roubarem os dados dos cidadãos para realizarem fraudes financeiras.
Como limpar o nome sujo
Para limpar o nome que está inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, o primeiro passo é consultar o CPF e verificar o montante da dívida.
O segundo passo é organizar as finanças e verificar quanto do rendimento mensal está disponível para o pagamento dos valores devidos. Em seguida, é preciso negociar os débitos e verificar a negociação mais viável dentro do orçamento disponível.
A dica é aproveitar ações que oferecem condições especiais, sejam das empresas de proteção ao crédito ou da empresa que está cobrando a dívida. Além disso, é importante ter foco e disciplina para manter o pagamento do compromisso de limpar o nome.