Serviço da Netflix será encerrado nesta sexta-feira (29); saiba mais
Nesta sexta-feira (29), o único centro de distribuição de DVDs da Netflix, que já movimentou cerca de 1,2 milhão de DVDs por semana e empregava 50 pessoas, terá seu funcionamento encerrado completamente. Atualmente, apenas seis funcionários permaneciam no local para examinar os discos metálicos.
O fechamento da unidade deixará de enviar os envelopes vermelhos, que um dia já foram sua marca registrada. De acordo com Hank Breeggemann, gerente geral da divisão de DVD da Netflix, o encerramento das atividades sinaliza o fim de uma era.
“Mas tudo tem seu ciclo. Tivemos um ótimo período de 25 anos e mudamos o setor de entretenimento, a maneira como as pessoas assistiam aos filmes em casa”, destaca em entrevista.
Como foi o início da Netflix?
Quando a Netflix começou a enviar DVDs pelo correio, em 1998, o primeiro filme enviado foi “Beetlejuice”. Logo após isso, ninguém em Hollywood esperava que a empresa viesse a revolucionar todo o setor de entretenimento.
Vale ressaltar que tudo começou como um brainstorm, entre Reed Hastings e Marc Randolph, empresários que queriam reinventar o negócio de aluguel de DVDs. Eles queriam encerrar com as datas de vencimentos, taxas de atraso e os limites de aluguéis mensais.
Quando a Netflix iniciou seu negócio de streaming e depois começou a produzir conteúdos originais, ela revolucionou o setor de entretenimento. Sendo assim, o streaming tornou os DVDs obsoletos.
Encerramento da última unidade de distribuição de DVDs
Apesar de já contar com uma equipe reduzida, a Netflix ainda fazia a distribuição de cerca de 50 mil discos por semana, com vários que variam de populares (“Avatar: o Caminho da Água” e “Os Fabelmans”) a obscuros (o thriller policial de Catherine Deneuve de 1998, “Place Vendôme”).
Contudo, o destino é que a unidade seja fechada logo nesta sexta-feira (29), fazendo com que a Netflix foque apenas no serviço de streaming.
Foto: Divulgação/Netflix