Seu Jorge deve receber Medalha do Mérito Farroupilha, conforme aprovação da Assembleia Legislativa do RS

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, de forma unânime, a concessão da Medalha do Mérito Farroupilha ao cantor Seu Jorge. A decisão foi tomada nessa terça-feira (8), após o cantor sofrer ataques racistas durante show realizado no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, em outubro. 

A medalha em questão é a mais alta honraria do parlamento gaúcho. A data da cerimônia de entrega ainda deve ser definida com o cantor.

Segundo Luciana Genro (PSOL), deputada responsável pela iniciativa, a homenagem ao cantor também é uma forma de lembrar o passado e ressaltar os problemas do presente. “Conceder a Medalha do Mérito Farroupilha a um artista de renome nacional como o Seu Jorge é uma forma de também resgatar nossa história do ponto de vista dos oprimidos, e não dos opressores. É olhar para o passado com esse viés crítico para jogar luz sobre os problemas do presente e trabalhar por um futuro cada vez mais antirracista”, apontou.

A  Câmara de Vereadores de Porto Alegre também aprovou nesta semana uma moção de solidariedade ao cantor. 

A proposta foi elaborada pelos vereadores: Bruna Rodrigues (PCdoB), Karen Santos (PSOL), Laura Sito (PT), Cláudia Araújo (PSD), Leonel Radde (PT), João Bosco Vaz (PDT), Pedro Ruas (PSOL), Roberto Robaina (PSOL), Kaká D’Ávila (PSDB), Gilson Padeiro (PSDB), Aldacir Oliboni (PT), Erick Dênil (PCdoB), Giovane Byl (PTB), Claudio Janta (SD), José Freitas (Republicanos), Jonas Reis (PT) e Matheus Gomes (PSOL).

Seu Jorge sofre ataques racistas em Porto Alegre

O cantor Seu Jorge foi alvo de ataques racistas durante um show realizado no dia 14 de outubro no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. 

Segundo relatos publicados por usuários da rede social Twitter, o cantor foi alvo de comentários como “vagabundo” e “safado”, além de terem sido ouvidos gritos semelhantes aos sons produzidos por macacos. 

O  cantor teria retornado ao palco em determinado momento do show com um jovem negro que fez uma performance com cavaquinho. Seu Jorge também teria discursado contra a maioridade penal e o assassinato de jovens negros que moram nas comunidades pobres.