Seu tipo sanguíneo pode afetar o risco de um AVC precoce? Confira resultado de pesquisa

Uma pesquisa de genes apontou que pacientes do grupo sanguíneo A têm mais chances de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) antes dos 60 anos. O estudo comparou o índice da doença nos outros grupos sanguíneos.

Com dados de 48 estudos genéticos, a pesquisa considerou cerca de 17 mil pessoas com derrame e quase 600 mil que não sofreram o AVC. Os analisados têm entre 18 e 59 anos de idade e tipos sanguíneos A e B, também podendo ser AB ou O. 

Outra análise dos tipos específicos de genes apontou que pessoas com genoma codificado para variação do grupo A possuem chance 16% maior de um acidente vascular cerebral antes dos 60 anos. Para o grupo O1 o risco é de 12%. 

O neurologista vascular da Universidade de Maryland, Steven Kittner, a causa deste resultado ainda não é conhecida. “Ainda não sabemos por que o tipo sanguíneo A confere um risco maior, mas provavelmente tem algo a ver com fatores de coagulação do sangue, como plaquetas e células que revestem os vasos sanguíneos, bem como outras proteínas circulantes, que desempenham um papel no desenvolvimento de coágulos sanguíneos”, explicou.

AVC por tipo sanguíneo no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, uma pessoa morre após ter um AVC a cada cinco minutos no Brasil. Conforme os dados divulgados no portal transparência da Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), 105.755 pessoas vieram a óbito em decorrência de Acidente Vascular Cerebral no ano de 2021. Em 2020 foram registradas 103.073.

Já nos Estados Unidos, aproximadamente 800 mil pessoas sofrem AVC todos os anos. Três a cada quatro casos registrados ocorrem em pacientes com 65 anos ou mais, tendo risco dobrado a cada década após 55 anos.

O professor Kittner ressalta que o aumento no registro de casos é um alerta que reforça a importância de estudos na área. “Nós claramente precisamos de mais estudos de acompanhamento para esclarecer os mecanismos do aumento do risco de acidente vascular cerebral”, reforçou.