Sisu e ProUni: qual a diferença? Detalhes e datas 2022

Desde 2009, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) tornou-se um grande vestibular e consequentemente, a maior porta de entrada para as universidades brasileiras.

Com a nota do ENEM, os milhões de candidatos conseguem pleitear vagas em universidades públicas de todo o país e em faculdades privadas.

Os principais programas para concorrer a essas vagas são o SiSU (Sistema de Seleção Unificado) e o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Caso o estudante ainda não consiga ter nota suficiente para passar em vaga para a universidade pública, ou garantir bolsa na particular, o governo oferece o Fies (Financiamento Estudantil), no qual é possível financiar de forma facilitada seu curso superior.

SiSU x Prouni

SiSU

O programa foi criado em 2010 com o objetivo de selecionar estudantes para adentrar em universidades públicas de todo o país, através da nota do ENEM.

Acontece duas vezes no ano, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre. O candidato que realizou o ENEM referente ao ano anterior consegue utilizar a nota para os dois períodos.

Para participar, o estudante deve ter concluído o Ensino Médio, ter feito o ENEM 2021 e não ter zerado a redação.

Não é necessário atender critérios socioeconômicos. Caso o candidato atenda aos requisitos de alguma das cotas sociais, deverá informar no ato da inscrição. Nesta edição serão ofertadas cerca de 221.790 vagas.

Cronograma SiSU 2022.1

Inscrições: 15 a 18 de fevereiro

Resultado: 22 de fevereiro

Matrícula: 23 a 28 de fevereiro

Período para manifestar interesse em lista de espera: 22 a 28 de fevereiro

Prouni

O Programa Universidade para Todos foi criado em 2004. Desde então, tem como objetivo oferecer bolsas integrais ou parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior para estudantes de baixa renda.

Assim como o SiSU, acontece duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre. Nesta edição serão ofertadas cerca de 273.001 bolsas, sendo 181.036 integrais e 91.965 parciais.

Para participar do Prouni, é necessário ter realizado o Enem 2021 e obtido no mínimo 450 pontos. O candidato também não pode ter zerado a redação.

Ademais, o concurseiro, no caso do Prouni, precisa atender a critérios socioeconômicos. Para inscrever-se no programa, os estudantes precisam ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral, no caso de escola privada.

A renda máxima permitida é de até 3 salários mínimos per capita (bolsas parciais) e até 1,5 salário mínimo per capita (bolsas integrais).

Cronograma Prouni 2022.1

Inscrições: 22 a 25 de fevereiro

1ª chamada: 2 de março

2ª chamada: 21 de março

Comprovação de informações dos pré selecionados na 1ª chamada: 3 a 14 de março

Comprovação de informações dos pré selecionados na 2ª chamada: 21 a 29 de março

Período para manifestar interesse na lista de espera: 4 e 5 de abril