Sisu e ProUni segundo semestre terão portal único de inscrição

O SiSu (Sistema de Seleção Unificada) e o ProUni (Programa Universidade para Todos), principais programas de acesso ao ensino superior, ocuparão um único portal de inscrição a partir do segundo semestre deste ano.

As inscrições para o Fies (Programa de Financiamento Estudantil) também serão no novo site, que se chama Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Acesso Único). O objetivo é unificar e facilitar o acesso aos programas educacionais do Governo Federal, que até o primeiro semestre deste ano, tinham portais separados.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o portal foi criado a partir das experiências dos usuários das edições anteriores do SiSu, ProUni e Fies.

 O ministério promete que o Acesso Único será uma plataforma leve, interativa e clara, com conteúdos que também serão voltados para tirar dúvidas dos estudantes e apresentar novidades sobre os processos seletivos.

Acesso Único

Todos os programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior que utilizam a nota do ENEM terão suas inscrições realizadas no Acesso Único, a partir do próximo semestre.

O ambiente que agora será unificado, de acordo com o MEC, fará com que o acesso aos dados públicos seja facilitado, com maior agilidade e segurança digital.

Através do portal, o sistema permitirá que o estudante faça uma simulação de suas chances de aprovação em qualquer um dos três processos seletivos, considerando os seus dados dos anos anteriores do SiSu, ProUni e Fies.

O estudante não precisará mais repetir a inscrição em cada um dos três programas. A partir da primeira inscrição, o portal já guardará todas as informações necessárias para futuramente ser feita a inscrição em um outro programa.

Inscrições Fies, SiSu e Prouni em 2022.2

É previsto que o portal comece a ser utilizado para as inscrições nos programas já a partir do segundo semestre deste ano, no link: https://acessounico.mec.gov.br/.

O Ministério da Educação diz que o portal ainda ganhará mais funcionalidades e será aperfeiçoado até o fim do ano. Por enquanto, as atualizações e inscrições para o primeiro semestre deste ano permanecem nos respectivos sites individuais de cada programa.