Smart Gov Sul terá como pauta a implementação da cidade inteligente em Porto Alegre
A Associação de Cidades Inteligentes, com o apoio da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre, promoverá, entre os dias 3 e 5 de agosto, o Smart Gov Sul.
O evento, que terá como palco Porto Alegre, pretende reunir representantes de mais de 30 cidades brasileiras para debater sobre os impactos positivos da inovação e tecnologia na vida dos cidadãos.
Temas como dados pessoais e sensíveis da população e tecnologias para ressignificar espaços públicos das cidades também serão discutidos entre as atividades, que ocorrerão no Hotel Laghetto Viverone.
“Encontros como este nos aproximam de outras cidades e de projetos que deram certo em outros lugares, a troca de experiências é muito rica para os municípios”, conta a diretora-presidente da Procempa e diretora de parcerias da Anciti, Letícia Batistela.
Foram convidados para o evento diversos municípios gaúchos, além de representantes de outras cidades do Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do país.
Cercamento Eletrônico
Um dos cases apresentados na reunião será o cercamento eletrônico de Porto Alegre, um dos sistemas que destacam o município como cidade inteligente. São 365 câmeras de videomonitoramento que rastreiam, diariamente, mais de 1,3 milhões de placas nas vias da cidade.
Têm acesso ao sistema os principais órgãos de segurança da Capital, como a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Susepe, facilitando assim a facilidade de compartilhamento de informações e vistorias.
Com a instalação do circuito de videomonitoramento, a cidade viu as ocorrências de roubo e furto caírem em mais de 40% no ano passado. Em 2022, mais de cem carros furtados ou roubados foram recuperados com o auxílio da tecnologia.
Canais digitais
Gustavo Ferenci, secretário da Transparência de Porto Alegre, apresentará os canais digitais do 156. Hoje, é possível entrar em contato com diversos órgãos da Prefeitura através da internet.
“As interações via plataformas digitais vêm crescendo a cada dia. Em 2020, os canais digitais representavam 6%. Hoje, são 26%. Tivemos um aumento de 20% nas interações dos canais digitais de 2020 para 2022”, conta.
Gravataí e Lajeado
O município de Gravataí apresentará o Projeto Gravataí 2031, que busca incorporar a inovação na vida dos cidadãos. Lajeado, por sua vez, compartilha a experiência Pro Move, que irá mobilizar o ecossistema de inovação e tecnologia do município.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre