Sobremesa originária do RS aparece em ranking dos piores pratos típicos da América do Sul
Uma sobremesa tradicional do Rio Grande do Sul foi incluída em um ranking dos piores pratos típicos da América do Sul. O sagu, produzido com bolinhas de fécula de mandioca cozidas em vinho, apareceu em 16º lugar.
O sagu tem a sua origem na Serra gaúcha, trazendo elementos da cultura indígena e também de tradições italianas e alemães. O ranking é do portal especializado em gastronomia, TasteAtlas. Há também outros três pratos do Brasil inclusos na lista, o Quibebe, a Maria-mole e o Tareco. Confira abaixo mais informações sobre a lista.
Sobremesa do Rio Grande do Sul é considerada uma das piores da América do Sul
Além de aparecer em 16º lugar entre as piores da América do Sul, o sagu também está listado como a terceira pior na região Sul do Brasil, e a quinta pior em todo o país. 10% dos usuários do TasteAtlas declaram não gostar do prato. No portal, o sagu é descrito como uma “inusitada sobremesa brasileira feita com tapioca e infusão de álcool”.
Para preparar o sagu, as bolinhas são cozidas em vinho até ganharem a coloração vermelho-escuro quando absorvem todo o líquido. Há casos onde o vinho é misturado com uma quantidade equivalente de suco de uva, tornando o prato mais doce. Também há variações da sobremesa feitas com leite ou diversos tipos de suco.
O levantamento do TasteAtlas aponta que o pior prato da América Latina é a hormilha culona, da Colombia. É um prato feito de formigas, que são embebidas com sal, fritas e coadas. É considerado um lanche na Colômbia. O país também detém o segundo lugar na lista, a Changua — uma sopa feita com leite, cebola, coentro, salsa e um ovo.
Já o tomate recheado, a terceira pior comida da América do Sul, é originário da Argentina. O fruto é aberto e carregado com ingredientes como arroz, atum e ovo cozido.
Imagem: Reprodução / Pixabay