Software que auxilia no diagnóstico de câncer de colo do útero é fruto de uma parceria da Santa Casa de Porto Alegre

Software capaz de identificar câncer de colo de útero está sendo desenvolvido em estudo que conta com participação da Santa Casa de Porto Alegre. A pesquisa está na segunda fase e conta com validação do Colposcópio Multimodal Portátil.

A primeira fase do projeto foi realizada no Hospital do Câncer de Barretos e na Santa Casa e contou com 300 pacientes. A atual etapa deve durar dois anos e também ocorrerá nos dois hospitais. Com o estudo, espera-se a capacidade de eliminar o câncer de colo de útero. Confira mais detalhes abaixo.

Software pode tornar diagnóstico de câncer de colo de útero mais fácil

O software, que funciona com um equipamento portátil, pode ser usado como alternativa de diagnóstico para locais que não possuem um médico patologista. A pesquisa conta com diferentes instituições no mundo, que agora devem focar os esforços do estudo em validar a capacidade do equipamento em identificar áreas de risco na biópsia.

O câncer de colo de útero é causado por infecção persistente de determinados tipos de HPV. Este vírus já possui prevenções bem estabelecidas, com o calendário vacinal já incluindo vacina tetravalente contra o HPV desde 2014. Hoje, ela é aplicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Para as gerações que não foram vacinadas, o equipamento pode ser usado para identificar e tratar as lesões pré-câncer. Dessa forma, a equipe médica pode ter mais tempo para agir na prevenção secundária e garantir maior chance de cura para as pacientes