Sol deve retornar ao RS nesta semana; confira previsão
Após um período de sete dias de chuvas e alta nebulosidade, a semana que começa nesta segunda-feira (8) promete trazer um tempo mais estável, marcado pelo sol e pelas baixas temperaturas, em todo o território do Rio Grande do Sul.
No entanto, apesar das mudanças previstas, nos primeiros dias da semana, ainda deve ocorrer chuva em algumas partes do estado. Há também expectativa para geadas nas áreas de maior altitude. Confira abaixo mais detalhes sobre a previsão do tempo para os próximos sete dias no Rio Grande do Sul.
Previsão do tempo aponta para tempo ensolarado no Rio Grande do Sul
De acordo com a meteorologista da MetSul, Estael Sias, o tempo nesta semana no RS deve ser influenciado pela presença de um centro de alta pressão. Ela aponta que ainda deve haver chuva nesta segunda-feira (8) nas regiões Norte e Leste, dando continuidade a uma sequência de oito dias de instabilidades.
Estas chuvas também podem representar riscos para a população: o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, para a possibilidade de tempestades no RS, em especial na região Norte. O aviso também compreende parte de Santa Catarina e do Paraná.
Apesar do risco de chuvas, este não é o caso em todo o estado. Já no começo da semana, uma massa de ar seco e frio, junto ao centro de alta pressão, causam o afastamento da nebulosidade e o retorno do sol. As temperaturas devem ficar agradáveis durante o dia, com maiores quedas durante o período da noite. A sensação térmica deve ser entre 12 °C a 13 °C em várias cidades.
A partir de terça-feira (9), o tempo se mantém mais consistente. As temperaturas caem em especial durante o período da noite, trazendo mais frio e mínimas ao redor ou abaixo de 10 °C. Já as tardes devem apresentar máximas em torno de 20 °C.
Na quarta-feira até sábado, ocorrem as menores temperaturas em todo o estado. Segundo a previsão do tempo, é possível que a região de Aparados da Serra apresente mínimas até um pouco abaixo de zero a partir de quinta.
Imagem: Giulian Serafim / PMPA