SP deve ter três manifestações na manhã desta quinta-feira

A capital paulista será sede de ao menos três atos que devem ser realizados na manhã desta quinta-feira, 8. Todas as manifestações devem começar simultaneamente, com concentração às 9h, de acordo com o manifesto publicado na página do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) no Facebook.

As manifestações fazem parte da Semana Nacional de Lutas e da Jornada Nacional, e devem contar com a participação de militantes de diversos coletivos, entre eles o Movimento Sem-Terra (MST), em que um grupo de cerca de mil pessoas saiu em marcha na última segunda-feira, 6, do município de Itapevi, na Grande São Paulo. Segundo o manifesto, estão programados encontros para a Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, na Estação Berrini, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Marginal Pinheiros, e no entorno do Metrô Butantã, na Zona Oeste.

As manifestações devem se concentrar em sedes e escritórios de grandes construtoras que participaram das obras para a Copa do Mundo no Brasil. Chamada de “Copa sem povo, tô na rua de novo”, o ato visa chamar a atenção ao fato de as empresas fecharem grandes contratos com o governo. “Amanhã realizaremos grandes manifestações em empresas que mais lucraram com o dinheiro público jogado na Copa do Mundo: As grandes construtoras, em particular aquelas que abocanharam os recursos da construção e reforma de estádios”. No Facebook do MTST há imagens que remetem aos proprietários da Andrade Gutierrez, OAS e Odebrecht. Cada uma deles, tem escritórios próximos aos pontos de encontro.

manifesto