Submarino gigante é visto em cidade de SC e surpreende moradores
Um submarino gigante atracado na Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, impressionou os moradores e visitantes que passavam pelo Centro da cidade. Muitos ficaram intrigados com a situação.
De acordo com a Marinha do Brasil, trata-se do Submarino Tikuna (S34), que está atracado em Itajaí para uma curta escala logística. O submarino participou de um exercício binacional, junto a outros navios de superfície da Marinha do Brasil e da Armada República Argentina.
Apesar de assustar muitas pessoas, o submarino deve partir para o Porto do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (31), após ser reabastecido durante a estadia em Itajaí.
Submarino surpreende a população
O submarino, nomeado Submarino Tikuna, teve este nome em homenagem ao guerreiro e ao povo indígena Tikuna. A população indígena conta com mais de 30 mil pessoas no Oeste do Amazonas.
A embarcação conta com, aproximadamente, 62 metros de comprimento e 12 metros de altura, o equivalente a um prédio de quatro andares. Por ser de grande porte, suas imagens viralizaram nas redes sociais após chegar em Santa Catarina.
O Submarino Tikuna, além desta aparição em Itajaí, já foi visto no mesmo local em 2014. Na época, o submarino foi utilizado para um treinamento de duas semanas, com 49 marinheiros. Em um ambiente de 10 metros quadrados, dormiram 13 pessoas.
“É um submarino muito moderno, foi o último construído no Brasil, no arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, foi lançado em 2005 e está no final do seu primeiro ciclo operativo, mas absolutamente íntegro e ativo”, disse o comandante Alexandre Madureira de Souza, em 2014 ao G1.
Foto: Reprodução/ND