Substituição de ônibus a diesel por veículos elétricos em POA já apresenta custos competitivos

Segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a substituição de ônibus a diesel por veículos elétricos já pode ser cogitada em Porto Alegre.

A dissertação elaborada pelo pesquisador Guilherme Rugeri comparou a frota dos ônibus a diesel da Capital com cenários em que se utilizam ônibus elétricos. “O estudo demonstra que os custos totais de um ônibus elétrico já são competitivos, e qualquer alteração ou incentivo governamental futuro podem torná-los, inclusive, a melhor alternativa para os coletivos urbanos”, afirma.

Três possibilidades foram analisadas no cenário levantado por Rugeri, sendo com a introdução de 10%, 20% e 30% de ônibus elétricos na frota que circula por Porto Alegre. Atualmente 1.479 veículos atuam na cidade. “O intuito da criação dos cenários é apresentar uma noção de escala, em que um ônibus elétrico tende a custar entre 97% de um ônibus similar a diesel, em um cenário favorável à eletrificação das frotas, até 118%, em um cenário desfavorável“, diz.

Estudos como este serão fundamentais para avaliar a substituição da frota por alternativas mais sustentáveis, Guilherme acredita que “a apuração de dados sobre a redução das emissões será a principal ferramenta para a tomada de decisão da eletrificação da frota, para justificar o maior investimento inicial, nos próximos anos”.
Os cenários obtidos na análise do pesquisador levam em conta fatores como custo de manutenção e financiamento. “Foi apontado o uso da energia solar, através de sistema fotovoltaico on grid, para o abatimento dos novos custos com energia elétrica dos ônibus, além da consideração de um valor residual para as baterias usadas dos ônibus elétricos, em uma segunda vida como baterias estacionárias”, comenta.

Porto Alegre pode ter frota de ônibus elétricos nos próximos anos

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, o uso de veículos elétricos é algo já pensado para o município. “Uma das ações previstas no programa Mais Transporte é a eletrificação da frota. Para a construção de um projeto piloto bastante sólido para Porto Alegre estamos buscando referências nas cidades que já têm veículos elétricos, bem como nos fabricantes dos veículos”, afirma o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior