Supermercados do RS são autuados por produtos impróprios para consumo

Foram apreendidos nesta terça-feira (11), 816 quilos de alimentos impróprios para consumo em Barão, município de 6,2 mil habitantes no Vale do Caí, a 110 km de Porto Alegre. A apreensão foi efetuada por agentes do programa Segurança Alimentar RS, autuando três supermercados e interditando outros três estabelecimentos pelo problema.

O Ministério Público (MP-RS) encontrou alimentos vencidos, armazenados inadequadamente, estragados, com bolor e utilizando embalagens reaproveitadas. As vistorias aconteceram em propriedades rurais onde ocorreram abates recentes. Couros, retalhos, ossadas e utensílios para corte de animais foram identificados na ocasião.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão a partir da investigação em oito locais. Celulares dos que estavam presentes no local foram recolhidos. As identidades das pessoas envolvidas e dos estabelecimentos foram preservados.

Equipes da Vigilância Sanitária Municipal de Barão apoiaram a operação das secretarias estaduais da Saúde e da Agricultura, da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar.

Operação semelhante em março

Agentes da Seguraça Alimentar RS realizaram operação com o mesmo objetivo no dia 15 de março passado. Três estabelecimentos foram autuados, sendo um completamente interditado no município de Sete de Setembro.

O local interditado apresentava péssimas condições de higiene e tinha animais circulando livremente por suas dependências.

“Os principais problemas encontrados foram alimentos com a validade vencida e/ou com a validade recortada da embalagem, sem procedência, armazenados de forma inadequada, além de cachaça e ovos coloniais e banha sem inspeção”, comentou o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho